quarta-feira, 3 de abril de 2013

2 de abril - Dia Mundial do autismo




      O dia 2 de abril foi definido em 18 de dezembro de 2007 pelo ONU como dia mundial do autismo. Esse é um dia para a divulgação e conscientização das pessoas sobre essa disfunção tão comum, porém pouco conhecida.





       Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano, 1 em cada 50 crianças possuem autismo. No Brasil cerca de 90% dos casos não são identificados pela falta de informação, segundo o o psiquiatra Estevão Vadasz, coordenador do Programa de Transtornos do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do HC de São Paulo.
      Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
      * Inabilidade para interagir socialmente;
      * Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
      * Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
      O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
      Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.(http://drauziovarella.com.br/crianca-2/autismo/).
       Não existe exatamente uma causa específica para o desenvolvimento do autismo, leva-se em consideração carga genética, influência do ambiente, até mesmo uma combinação dos dois. No momento a carga genética é a possibilidade que mais é levada em consideração sendo que no caso gêmeos idênticos, caso  uma criança possua, ambas tendem a possuir. Além disso vem se notando que o que desencadeia o autismo talvez não seja um gene único ou específico, mas sim a combinação e interação de diversos genes.
       Assim como a causa não existe até o momento uma cura conhecida para o autismo. O indicado é que seja feito um acompanhamento por profissionais como fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, hidroterapia, equoterapia, entre outros.


       É pensando na divulgação e conscientização, que este post foi realizado, acima esta o link para a cartilha dos direitos das pessoas com autismo e segue abaixo alguns links com materiais, relatos e várias outras informações sobre o autismo, suas variações, filmes, além das fontes pesquisadas para o desenvolvimento do post.

Revista Autismo - http://www.revistaautismo.com.br/edic-o-1/livros-e-filmes-sobre-autismo

Relatos:
http://www.autismo.com.br/principal.php
http://www.papodemae.com.br/2011/04/autismo-relato-de-uma-mae.html
http://auma.org.br/relatos/
http://www.estouautista.com.br/index.php/depoimentos/

Filmes:
* Uma viagem inesperada - http://www.cinemenu.com.br/filmes/uma-viagem-inesperada-2004
* Rain Main - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-4572/
* Loucos de amor - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-55604/
* Código para o inferno - http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17372/

Fontes:
http://drauziovarella.com.br/crianca-2/os-autistas-e-as-sinapses/
http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?44
http://www.autismoerealidade.com.br/informe-se/sobre-o-autismo/causa-do-autismo/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/autismo#.UVug2ZOceSo
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/04/02/estima-se-que-90-dos-brasileiros-com-autismo-nao-tenham-sido-diagnosticados.htm
http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/172307/autismo+como+reconhecer+os+sintomas+precoces.htm 
"Por simplesmente sentir uma falta e uma saudade absurda de pessoas e coisas que eu nunca vi, de lugares que nunca andei, de coisas que eu nunca fiz..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário