sexta-feira, 17 de maio de 2013

Filme: Um Porto Seguro





       "Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo. Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport. Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio."

       Um Porto Seguro é o oitavo filme que teve seu roteiro baseado em um romance do famoso autor Nicholas Sparks. Foi o segundo dirigido pelo sueco Lasse Hallstõm, que em 2010 cuidou da direção de Querido John, além de Sempre ao seu lado (2009), Um lugar para recomeçar (2004), Chocolate (2000).
       Assim como em outras adaptações do autor para o cinema, algumas características foram alteradas, detalhes como idade, cor do cabelo dos protagonistas, e alguns fatos no decorrer da história. Na minha opinião, eram detalhes que no livro tinham seus significados e que deveriam ter sido mantidos, contudo apesar dessas diferenças, existem outros filmes baseados em livros do Nicholas que foram mais "distorcidos" que esse.
       Temos de ser justos e analisar que a criação de um filme tem suas peculiaridades/necessidades assim como um livro possui as suas. Quem não conhece a literatura, vai gostar bastante do filme. Ele é bastante ritmado, a meu ver, com romance, drama, um pouco de ação e até mesmo um toque de sobrenatural, um estilo que não costuma ser frequente nos livros do autor.


       Enfim, apesar das divergências entre livro e filme, recomendo Um porto seguro com toda certeza, pois como todos os outros filmes do autor vai trazer-te muitas lágrimas aos olhos e convencer-te que o amor é  a única certeza que temos.
       Espero que tenham gostado do post,fiquem a vontade para deixar seus comentários e voltar sempre ao blog.



"Por simplesmente sentir uma falta e uma saudade absurda de pessoas e coisas que eu nunca vi, de lugares que nunca andei, de coisas que eu nunca fiz..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário