quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Livro: O lado bom da vida

     
Pat Peoples é apaixonado por sua mulher Nikki, ou melhor, ex-mulher até que o "tempo separados" chegue ao fim. Mas isso não vai durar muito tempo, pois ele esta fazendo exercícios, perdeu cerca de 25 kg, está lendo os romances que Nikki tanto gosta e utiliza para lecionar, esta treinando ser gentil e não ter razão e o filme de sua vida está naquela parte triste, cheio de provações (a maior de todas ficar longe de Nikki) e logo o seu final feliz vai se realizar.
       É assim que Pat pensa nos últimos quatro anos, tempo em que esteve em um hospital para pessoas com problemas psicológicos, apesar de parecer para ele que fazem somente alguns meses que ele esta lá.
       O livro inicia com a mãe de Pat tirando ele do hospital, apesar de ela só ter conseguido isso após entrar com um processo judicial para que ele finalize seu tratamento em casa. Para que o tratamento siga fora do hospital ele  precisa tomar todos os medicamentos prescritos, ir toda sexta-feira a um terapeuta - o Dr. Patell que se tornará um ótimo amigo-, e manter uma distância mínima de Nikki por uma ordem de restrição.
       Fora do hospital Pat acaba conhecendo Tiffany, a irmã da mulher de seu melhor amigo. Tiffany também está passando por tempos sombrios, com muitas crises e remédios, após seu marido ter falecido. Eles são apresentados um ao outro pelo seu amigo, na esperança de que conhecendo pessoas novas eles possam superar seus problemas.
       O livro narra a as dificuldades que Pat tem para lidar com seu pai que o ignora a maior parte do tempo, sua relação com o irmão mais novo, os jogos dos Eagles que ele vai com seu irmão e seus amigos, sua relação com a Tiffany, suas várias horas de exercícios diários e tudo pelo que ele esta passando.
       Eu li o livro cerca de um ano após ter assistido o filme, então sabia a ideia geral, mas os detalhes estavam um pouco nebulosos, o que foi bom pois não gosto muito de saber detalhes do que estou lendo, gosto de ficar surpresa ou decepcionada com os fatos. E assim que terminei a leitura corri assistir novamente o filme para poder comparar.
       O livro trata de maneira mais profunda que o filme os problemas de Pat, mostra melhor sua inocência ao achar que Nikki a qualquer momento notará que ele esta mudado e voltará correndo para eles serem felizes para sempre.
       É engraçada a relação entre Pat e a Tiffany, a maneira como eles começam a se conhecer, e a como o relacionamento propriamente dito inicia-se.
       A leitura é rápida, com pouco ou quase nenhum tempo ocioso, e as coisas acontecem no seu devido tempo, nada de final ou começo atropelando informações. Ouvi algumas críticas negativas a respeito da narrativa, por isso inicial o livro um pouco receosa, mas posso dizer que particularmente adorei a maneira como Matthew escreve e estou ansiosa para ler outros livros seus.
       Matthew Quick nasceu em 1976 na Filadélfia. Estudou na La Salle University licenciatura em literatura inglesa formando-se em 1996,no decorrer dos anos lecionou inglês e cinema em Haddonfield Memorial High School.
       Em 2004 ele parou de lecionar para se dedicar totalmente a criação de seus livros. Depois disso, em 2008 ele lançou O Lado Bom Da Vida e em 2013 foi lançadoPerdão, Leonard Peacock aqui no Brasil. Além desses dois títulos ele ainda lançou outros dois livros, porém estes não foram publicados no Brasil esses são Sorta Like A Rockstar (2010) e Boy21(2012).

Fonte:



"Por simplesmente sentir uma falta e uma saudade absurda de pessoas e coisas que eu nunca vi, de lugares que nunca andei, de coisas que eu nunca fiz..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário