sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Você conhece... algum anime?


      O Você conhece... de hoje é especial para anunciar a introdução de posts que falam a respeito de animes e mangas. Nas sextas-feiras os posts quinzenais serão intercalados entre filmes, seriados e animes.

       Você pode me perguntar "- Mas o que é um anime?", eu terei de responder para ti que antes de falarmos de animes, precisamos descobrir o que é um mangá.
       Os mangas tiveram sua origem no século VIII d.C., e eram inicialmente feitos em pergaminhos, o que justifica a sua leitura de traz para frente e da esquerda para a direita, que perdura até hoje. No geral os mangas são as histórias em quadrinhos japonesas, tem traços marcantes como olhos, boca e sobrancelha grandes para mostrar da melhor maneira possível a expressão dos personagens e geralmente retratam as personagens femininas com curvas bastante salientes, em alguns momentos bastante sensuais.
       Os primeiros mangas não possuíam tais características, eles foram influenciados por Osamu Tesuka, por voltas dos anos 50. Osamu que havia iniciado os estudos para medicina em 1945, e inicia em 1946 a desenhar mangas, ele acabou influenciando e revolucionando a área inspirado nos famosos Walt Disney e Max Fleischer(judeu-americano pioneiro em animações), em relação as feições bem marcadas para expressar emoções.
       Os mangas foram trazidos para o Brasil por volta da década de 60, pelos emigrantes japoneses e descendentes dos residentes no país.
       Esse tipo de literatura possui diversos tipos que vão desde mangas para crianças (kodomo), alguns retratam personagens com poderes mágicos (mahou shounen), outros possuem robôs gigantes (mecha) e vão até a um tipo de pornografia(hentai).
       Agora vamos aos animes. Anime é para os japoneses toda e qualquer animação, seja ela produzida dentro do próprio Japão ou fora. Para nós brasileiros e para a maior parte dos povos fora do Japão, anime é qualquer animação que venha do Japão. Na maior parte das vezes um anime provêm de um manga, de forma integral ou adaptada, mas não é obrigatório que exista um manga para haver o anime. Porém os traços seguem sempre as características citadas nos parágrafos acima.
       No Japão, os animes não são apenas para crianças, como os cartoons, geralmente, são para nós. Lá um anime/manga pode ser classificado em terror, drama, suspense, romance, e é passado até em horários nobres.
       Em 1958 foi apresentado o primeiro anime, o Hakujaden (A lenda da serpente branca). Em seguida temos novamente a participação de Osamu Tesuka, que em 1961 criou um estúdio para criar animações dos seus mangas. Ainda inspirado por Walt Disney ele criou a animação de seu manga mais famoso, o Tetsuwan Atom. O anime original nunca foi apresentado no Brasil, mas por volta dos anos 80 uma de suas várias adaptações foi trazida para cá, o anime é bastante conhecido por aqui pelo nome de Astro Boy.
 
       No Japão os animes são feitos em séries para a televisão, filmes ou em OVA, que são animes que são exclusivamente lançados em dvds.
       Hoje em dia, no Brasil os animes mais conhecidos são: Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball, Sailor Moon, Naruto, Pokémon, One Piece, Yu Yu Hakusho. Os animes que eu conheço e mais gosto são Inuyasha, Shaman King, Sakura card captors, Dragon ball, Fullmetal Alchmist, Saber Marionete J to X e muitos outros...
       Espero que as pessoas que já conheciam animes tenham gostado desses dados que reuni, e as pessoas que ainda não conheciam, sintam-se inspiradas a procurar algum dos títulos acima e iniciar sua jornada no mundo dos animes. Até o próximo post.

Fonte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário